Dur Dur Band e K’naan: a melodia e voz de uma Somália devastada pela guerra.

A Somália, país localizado no Corno da África (mais conhecido como chifre africano), entrou no noticiário esta semana por conta do ataque terrorista que vitimou mais de 300 pessoas, além de dezenas de feridos.

Por conta de conflitos internos e divisões político e geográficas o universo musical do país acaba suprimido tornando-se desconhecido para o mundo. Mas eis que como um Oasis no deserto a música consegue superar toda essas adversidades.

Talvez o nome mais conhecido da música somali hoje em dia é o cantor, compositor, rapper e poeta Keinan Abdi Warsame, o K’naan. Nascido na capital Mogadíscio no ano de 1978, K’naan reside hoje no Canadá. O rapper ficou conhecido por causa da sua canção “Waving Flag”- The Celebration Mix que se tornou uma das músicas tema da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A canção fala da agregação e união do povo negro do continente. Apesar de ser fruto de uma ação de marketing de uma grande empresa de refrigerantes (Coca-Cola) a execução da música levou o nome de K’naan para todas as partes do mundo, e contigo a voz da Somália.

K’naan se tornou mais conhecido nos Estados Unidos e Inglaterra por conta de suas parcerias com Adam Levine da banda Marrom 5 na música “Bang Bang”;  com a  banda inglesa Keane na música Stop For a Minute.

K'naan

O groove energético em meio a um barril de pólvora.

Apesar de toda instabilidade política do país, durante os anos 80 Mogadíscio era um local contagiante e extremamente festivo por conta da sua vida noturna. E a canalização de todo esse swing e balanço se materializava no grupo Dur Dur Band. Com um estilo que misturava um groove de Funk, Soul e Disco, o grupo criou um som totalmente inovador e único.Dur Dur BandO grupo de groove Dur Dur Band

No ano de 1987 a banda gravou um disco chamado Volume 5. As gravações foram registradas apenas em fita cassete. Durante décadas esses registros ficaram esquecidos, porém no ano de 2013 a gravadora “Awesome tapes from África” remasterizou e reeditou o álbum.

Hoje ele pode ser encontrado nas plataformas do Deezer, Spotify e também no Youtube!

 

Fica aqui a homenagem e solidariedade do Music Highway a Somália e seu povo.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s