Maradona 57: grandes jogadas e belas canções

Texto especial no Music Highway!

Mesclando duas paixões, futebol e música para homenagear um dos maiores futebolistas de todos os tempos: Diego Armando Maradona!

Durante sua marcante carreira, tanto dentro quanto fora de campo, Maradona inspirou muitos artistas a dedicar canções a sua trajetória e feitos nas canchas del fútbol e na vida.

No dia que o Pibe de Oro completa seus 57 anos, nada mais apropriado que parabeniza-lo ouvindo algumas dessas canções.

Ratones Paranoicos – Para Siempre

Considerados os The Rolling Stones argentinos, os Ratones Paranoicos emplacaram no ano de 2000 o sucesso Para Siempre do álbum Vivo Paranoico.  No ano seguinte eles regravaram a canção em um EP titulado Para Siempre Diego. A versão foi tocada na despedida de Maradona no dia 10 de novembro de 2001 na La Bombonera. Virando uma das grandes músicas da antologia “Maradoniana”.

Estrofes da letra adaptada: “Quisiera ver a Diego para siempre, gambeteando por toda la eternidade….es verdade que Diego es lo mas grande que hay, es nuestra religion, nuestra identidade…”

Los Piojos – Maradó

Outra banda que homenageou Maradona foi Los Piojos, uma das maiores bandas da Argentina. Liderada pelo vocalista Andres “Ciro” Martinez, que virou amigo de Maradona, a banda compôs para o álbum Tercer Arco de 1996 a canção Maradó, uma das mais legais e cantadas músicas sobre Diego.

Primeira estrofe e refrão: Cae del cielo brillante balón,Toda la gente y todo el mundo ve, Una revancha redonda en su pie,Todo el país con él corriendo va

Caen las tropas de su majestad,Y cae el norte de la italia rica,Y el papa dando vueltas no se explica, Muerde la lengua de joao havelange

Maradó, maradó…

Charly Garcia e Claudio Gabis – Maradona Blues

Charly Garcia, um dos maiores ícones da história do rock argentino, também teceu homenagem a Diego Armando Maradona. O renomado artista compôs juntamente com Claudio Gabis Maradona Blues, um blues repleto de sentimento e emoção, assim como a carreira do El Pibe

Mano Negra – Santa Maradona

A devoção por Maradona ultrapassou fronteiras, chegando a França. Mano Negra, banda liderada por Manu Chao contribuiu com o repertório “Maradoniano” em altíssimo nível. Santa Maradona, música do último álbum da banda Casa Babylon de 1994 é uma verdadeira catarse sonora em homenagem a Diego. Um clássico absoluto dos anos 90…

Manu Chao – La vida es una tombola (El Pibe)

…Anos depois, já em carreira solo, Manu Chao compôs La vida es una tombola (El Pibe)

Rodrigo Bueno – La Mano de Dios

A mais bela e conhecida canção dedicada a Diego foi composta por Rodrigo Bueno o El Potro. Do álbum homônimo La Mano de Dios,a canção é o hino definitivo sobre El Diez; um verdadeiro clássico na Argentina. Infelizmente há 17 anos Rodrigo acabou perdendo a vida em um acidente automobilístico, mas sua homenagem a Dieguito permanece viva materializada na maior música “Maradoniana” composta até hoje.

1 comentário Adicione o seu

  1. João Ricardo disse:

    Várias músicas lindas no post, Clayton. Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s