A melhor banda que talvez você jamais tenha ouvido falar

O título pode ser um exagero, ou até mesmo pretensioso, mas garanto a vocês que o Soda Stereo, banda tratada aqui neste post é uma das maiores bandas que jamais você tenha ouvido sequer o nome.

E sinceramente, não os culpo pela lacuna musical. Principalmente pela barreira cultural que há entre o Brasil e o resto do continente sul americano.

 

História

la-soda-comienza

Era o ano de 1980 em Buenos Aires, no palco do estádio Monumental de Núñez, o The Police, consagrada banda inglesa liderada por Sting, hipnotizava a plateia com suas músicas vigorosas e certeiras.  Entre a multidão atônita, três garotos entusiastas da nova onda chamada New Wave. Dois anos depois eles resolvem formar sua própria banda. Estava composta ali o Soda Stereo, com Gustavo Cerati vocal e guitarra, Zeta Bosio baixo e vocal e Charly Alberti na bateria.

No ano de 1984 sai o debut da banda, com músicas dançantes e alegres, o álbum reflete o momento de otimismo do país, que recém saía de um período de regime militar.  No ano seguinte, seu segundo álbum “Nada Personal” direciona a banda para o caminho de alcance comercial mais amplo. O disco“Signos” de 1986 é o ponto alto dessa conquista, levando as músicas da banda além das fronteiras argentinas, estendendo para o resto da América Latina.

Turnês bem sucedidas no México, EUA (parte Latina), Venezuela, Colômbia e Chile fortificam a banda como a mais popular do continente. O Rock Latino com o Soda Stereo ganha uma voz potente e relevante, algo de representatividade e identificação para os jovens latino americanos.

No final dos anos 80, a Soda Mania ecoava em todos os cantos da América Latina, exceto no Brasil.

A década de 90 só fortalece o status da banda. Agora com uma pegada mais experimental e eletrônica, influenciada pelo Britpop, o trio compõe hits atrás de hits. Do disco “Sueño Stereo” de 1995 surge o convite da MTV Latina para a gravação de um acústico.  E sem duvida alguma, o acústico da MTV titulado “Comfort e Música para Volar” é um dos maiores da série.

O ano de 1997 é o ano de despedida do Soda Stereo. O show titulado “El Ultimo Concierto”, no mesmo estádio Monumental onde 17 anos antes eles acompanharam o The Police é o encerramento perfeito. Mas ainda haveria um epilogo, e ele seria a consagração.

Após 10 anos de pausa para projetos solos, o trio retorna para fazer uma turnê pela América Latina. O resultado é a quebra de recordes de público em várias cidades, com a turnê “Me Verás Volver”, comoção dos fãs e até uma recepção na Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina, na época presidida por Cristina Kirchner.

Cristina_Fernandez_y_Soda_Stereo

A banda se consagra como a maior banda de rock latina de todos os tempos. E infelizmente sem muitos no Brasil sequer ouvirem falar.

Mas, nem todos os brasileiros deixou o Soda Stereo passar despercebido. O reconhecimento da banda pode ser ouvido em duas versões “De Música Ligera”, uma das canções mais famosas do trio.  Os  Paralamas do Sucesso fizeram uma versão que pode ser encontrada no disco Nove Luas; o Capital Inicial  uma versão que está no álbum Rosas e Vinho Tinto.

 

Gustavo Cerati

gustavo_cerati

Gustavo Cerati era o vocalista e principal compositor do Soda Stereo. Dotado de uma sensibilidade enorme, suas letras viraram verdadeiros hinos para os jovens latino americanos. Um verdadeiro porta voz de uma geração. Além de ser um grande músico. Além do Soda Stereo, teve uma carreira solo de muito sucesso, lançando 5 cds.

Infelizmente no ano de 2010, Gustavo teve um AVC, em um show na Venezuela. Permanecendo 4 anos em coma, até vir a falecer no ano de 2014. A comoção foi tão grande que a presidenta Cristina Kirchner decretou dois dias de luto. Das TVs e dos rádios vieram tributos, o velório foi acompanhado por multidões; homenagens de artistas como Shakira, U2, Roxette, e até o Grammy latino saudaram a vida e obra desse grande artista.

E se alguém ainda tem dúvida do tamanho de Gustavo Cerati e o Soda Stereo, saiba que o Cirque de Soleil fez um show em homenagem a eles. Sim, depois de Beatles e Michael Jackson o trio latino americano, a banda que conquistou fãs em todo o nosso continente só ratifica a sua importância. Infelizmente esse espetáculo não passara pelo Brasil.

Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, que agora, você que lê este post, tem a oportunidade de conhecer.

Soda

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s