Festival Tordesilhas 1997: vinte anos de um “tratado” esquecido

Imagine um festival organizado pela MTV Brasil para agregar bandas do continente Latino Americano? Hoje parece impossível pensar, principalmente pelo fato da MTV Brasil não mais existir. Mas saiba que há 20 anos esse festival acontecia em Porto Alegre. Era a primeira edição do Tordesilhas MTV.

Realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 1997 no palco do ginásio Gigantinho – tradicional casa de shows da capital gaúcha – a proposta seria apresentar ao público brasileiro bandas de grande relevância na cena latino-americana da época.  Os chilenos do Los Tres, os argentinos do Illya Kuryaki and The Valderramas, os colombianos do Aterciopelados e os mexicanos do Cafe Tacvba,viviam grande momento de criatividade em suas carreiras.

Aterciopelados-700x394
Aterciopelados

Mas, infelizmente tudo isso foi negligenciado; o festival não teve a demanda esperada e planejada pela sua curadoria e organização. Mesmo enxertado por bandas locais, Nenhum de Nós, Ultramen, Kako Xavier e Papas Na Língua; com duas das maiores bandas brasileiras, Os Paralamas do Sucesso e Skank, colocadas estrategicamente para atrair o público e fechar as duas noites.

O mais intrigante na época foi o fato de mesmo o festival acontecendo no Rio Grande do Sul, geograficamente e até culturalmente uma região mais próxima dos povos do continente, o interesse pelos artistas foi nulo, deixando o Gigantinho praticamente as moscas.

Não conheço e não tenho interesse – foi o sentimento que o público gaúcho passou em relação ao festival. Uma pena esse desinteresse, que acabou por escancarar uma realidade lamentável: Nossa total desconexão com o resto do continente.

Sinceramente é algo que jamais consegui entender e aceitar. Na época eu não tive essa percepção de negligência com o festival, tanto que minhas lembranças estavam estritamente ligadas às apresentações que assisti pela TV. Lembro-me da programação da MTV que exibiu intensamente clipes e shows das bandas participantes, Inclusive do Cafe Tacvba e do Los Tres os seus respectivos acústicos MTV.

Los tres
Los Tres

A ideia inicial era que o Tordesilhas fosse anual. Entretanto sua rejeição acabou por sepultar essa possibilidade.  Todavia a MTV continuou insistindo em divulgar bandas dos nossos países vizinhos. Programas como o Hermanos MTV apresentado pelo grande Gastão Moreira tinha a proposta de divulgar e apresentar bandas de todo o continente; também da Espanha. Outro programa que buscou encaixar bandas latino-americanas foi o genial Mondo Massari, programa apresentado pelo reverendo Fábio Massari.

Graças a eles conheci bandas como Soda Stereo, Fun People, Attaque 77, Catupecu Machu, La Pestilencia, Lucybel, El Cuarteto de Nos, Molotov entre outras, e com isso minha critica em relação ao nosso desinteresse pelas bandas do continente só intensificou.

cafe
Cafe Tacvba

Nesses 20 anos de realização do Tordesilhas infelizmente constato que quase nada mudou, mesmo com o advento da internet, com YouTube e plataformas digitais, a visão e interesse do brasileiro em relação ao que é feito e produzido nos vizinhos quase inexiste.

Uma lastima com um festival que poderia ser um marco para integração Brasil e América Latina, acabou suplantado é verdade. Mas espero um dia ver essas veias abertas se estender pelo Brasil como o sangue latino que corre em nossas veias e às vezes nem nos atentamos.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s