A-ha MTV Unplugged – Summer Solstice

Desde muito nova sou fã da banda. Colecionava pôster com a cara dos meninos bonitos de Oslo (mal sabia que no futuro cairia de amores pela própria cidade), principalmente do Morten Harket. Eu passava mal todas as vezes que via uma foto nova ou eles apareciam na TV.

Desde 2010 que eles vêm dizendo que vão parar as atividades, quando começaram a ‘Ending on a High Note Tour’ (que rendeu um álbum maravilhoso), mas ainda não pararam. E a cada vez que dizem isso em seguida lançam algum trabalho novo, que vende muito; ou saem em turnê com estádios/arenas lotados, na maioria das vezes sold out. Deixa até a impressão de que eles fazem de propósito, mas a real é que seus fãs não são apenas fãs que gostam da banda, eles amam o A-ha.

Afinal, desde 1985, quando lançaram Hunting High and Low, que a banda é um fenômeno. Alguns hiatos nesse meio tempo, com algumas vendas não tão boas, mas a verdade é que os primeiros álbuns deram uma base boa para que a banda continuasse tão popular como é até hoje. Lá se vão mais de 30 anos de carreira, com músicas cantadas e conhecidas nos quatro cantos do mundo.

Esse ano não foi diferente, lançaram um álbum acústico, o MTV Unplugged – Summer Solstice (com turnê pela Europa programada para 2018) em outubro de 2017. O acústico foi gravado na pequena ilha de Giske em junho de 2017, foram 2 shows no Øygardshallen (Giske Harbour Hall) para uma plateia de 250 espectadores.

004c9c16

O álbum reúne seus principais sucessos, as músicas ganharam arranjos muito diferentes da sua versão original e que deram uma cara muito especial, totalmente diferente de suas raízes dos anos 80. Alguns artistas foram convidados para participar das gravações, dentre eles o vocalista do Echo & The Bunnymen, Ian McCulloch. Eles cantaram juntos Scoundrel Days e The Killing Moon (que ficou belíssima).

É difícil falar música a música porque o álbum inteiro é muito bom. Quando você acha que eles não poderiam fazer melhor eles vão lá e criam novos arranjos deixando as músicas ainda mais bonitas. Pessoalmente falando, eu amo Stay On These Road, é uma música que me faz chorar se eu estiver de bobeira. Eu achava, até então, que a versão mais bonita que eu já havia escutado foi a que eles tocaram no Live At Vallhall (que virou DVD e álbum ao vivo em 2002), mas eles conseguiram fazer uma outra ainda mais bonita.

Outra música que gosto muito é a Summer Moved On, a música tem algumas notas altas mas ele deixou para a sua convidada, a cantora Alison Moyet. Agora fica a dúvida se ele deixou porque fazia parte do show ou se ele não está mais confortável para ir tão longe. A verdade é que apesar de ainda cantar muito bem, Morten já não tem subido tanto o tom como antigamente.

Take on Me, que tem aquela batida super dançante, animada, no acústico virou quase uma canção de ninar, mas não ficou menos bonita.

Assim como tudo o que eles lançam vira um fenômeno, na primeira semana de lançamento o álbum alcançou o 6º lugar no UK Albums Chart, e entrou para os 10 mais vendidos no Reino Unido.

Aliás a banda tem alguns índices no Guinness Book. Um deles durou de 1991 até 2017, pelo maior público em um show pago, que foi o do show no Maracanã em 1991, no Rock in Rio, quando eles tocaram para nada menos que 198.000 pessoas. O outro foi para o Morten Harket (e ainda pertence a ele) em 2001, pela nota mais longa cantada ao vivo, na música Summer Moved On, que durou 20.2 segundos.

Veja nesse vídeo:

Um trabalho muito rico, muito bem feito, como tudo o que a banda faz, um verdadeiro presente para os fãs. Clássicos da banda com roupagem nova, com uma carinha intimista.

O álbum completo está disponível no Spotify e abaixo um vídeo com 4 músicas desse acústico para poucos privilegiados.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s