Van Halen 1984: um disco para sempre

O que dizer de 1984, sexto disco de carreira do Van Halen. Magnifico? Clássico? Extraordinário? Genial?  Adjetivos e definições relevantes para descrever as canções de um disco tão icônico.

E eu não digo icônico pelo que ele causou, vendeu e marcou na história do rock e da música em geral. E sim o que ele causou e causa nesse que voz escreve.

Mesmo depois de mais de duas décadas de descoberta desse verdadeiro tesouro sonoro, 1984 parece impactar em mim o mesmo sentimento e sensação de quando o ouvi pela primeira vez lá no distante ano de 1996. Um disco capaz de mudar e moldar o gosto musical para sempre.

Voltei ouvir ele justamente em sua data de lançamento, 09 de janeiro, e aniversário de 34 anos.  E músicas como “1984”, “Jump”, “Panamá”, “Top Jimmy”, “Drop Dead Legs”, “Hot for Teacher”, “I’ll Wait”, “Girl Gone Bad” e “House of Pain” é a junção de um disco vigoroso e equilibrado, festeiro e perfeito em suas composições.

Van halen II

Vah Halen 1984 é o ápice da banda.  Eddie Vah Halen se prova além de um virtuose único da guitarra, um homem de visão em incorporar sintetizadores nas canções. Somado aos vocais  e performances transbordantes de alegria de David Lee Roth; a cozinha coesa e competente de Alex Van Halen e Michael Anthony, o disco transcende sua própria época, e se consolida como um dos maiores álbuns não só da década de 80, mas de todos os tempos.

Um disco que definiu tendência, que ratificou o Van Halen como uma das maiores bandas do planeta; revelou diferenças brutais, e conflito de egos na banda.

Um abalo sísmico capaz de levar a banda a vendagens (10 milhões de cópias) e momentos de extremo protagonismo; a ruptura repentina e amarga de David Lee Roth com o restante da banda em seu auge.

Um disco eternizado no mundo da música, e para sempre em minha vida.

 

van_halen_1984b

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s