Os 35 anos de Pyromania: O Def Leppard conquista a América

Conquistar a América, esse sempre foi o objetivo do Def Leppard, banda surgida na cidade de Sheffield na Inglaterra, conhecida pelas suas siderúrgicas e favelas verticais.

Se “Hello América” do disco de estreia On Through the Night de 1980 já deixava isso bem explicito,  a conquista ainda demoraria alguns anos. Somente com seu terceiro LP Pyromania que esse objetivo foi alcançado. Produzido pelo produtor John “Mutt” Lange, ( produtor dos sucessos  Highway to Hell e Back in Black do ACDC), Pyromania foi lançado no dia 20 de janeiro de 1983, e logo se mostrou melhor que seus antecessores. Com uma consciência pop melódica que agregava backing vocals e baterias eletrônicas, Pyromania logo alcançou as primeiras posições da parada americana. O primeiro single “Photograph” foi um estouro na MTV, sendo mais pedido até que “Beat it” de Michael Jackson. Inclusive Pyromania alcançou a 2°posição da Billboard 200, ficando atrás justamente de Thriller do já consagrado Rei do Pop Michael.

DEF_LEPPARD_PYROMANIA-66446

Outras canções como “Rock Of Ages”, “Foolin” e “Too Late for Love” ajudaram a consolidar a posição do Def Leppard como a banda responsável pela onda do Heavy Metal nos Estados Unidos.  E mesmo com alguns problemas no meio da produção do disco, como os desentendimentos com Mutt Lange e a troca do guitarrista Pete Willis por Phil Collen, Pyromania se tornou um dos discos mais importantes do rock pesado da década de 80.

E mais do que isso. O Def Leppard com Pyromania definiu os rumos do rock pesado na grande mídia, elevando as vendas e mostrando que o Heavy Metal tinha um potencial comercial sem precedentes. Um disco mesmo depois de 35 anos de lançamento, atual e extremamente essencial. Seja na sua sonoridade melodiosa, coesa, juvenil e vibrante, seja na estética colorida e alegre.

Um disco icônico em todos os sentidos.

Pyromania faixas:

1 Rock, Rock (Till You Drop)
2 Photograph
3 Stagefright
4 Too Late for Love
5 Die Hard the Hunter
6 Foolin
7 Rock of Ages
8 Comin´under Fire
9 Action! Not Words
10 Billy´s Got a Gun

Gravadora: Polygram/Mercury

Formação:
Joe Elliot – Vocais
Phil Collen – Guitarra
Steve Clark – Guitarra
Rick Savage – Baixo
Rick Allen – Bateria

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s