O Futebol no universo do Rock – Primeira parte

Não é de hoje que o Futebol e o Rock in Roll caminham juntos. Por isso aqui neste texto contaremos um pouco das histórias de bandas que nutrem em sua trajetória essas duas paixões: o amor às cordas e a bola.

Sempre quando falamos de futebol e rock lembramos a paixão de Steve Harris, baixista e líder do Iron Maiden pelo West Ham, ou o fanatismo dos irmãos Noel e Lian Gallagher do Oasis pelo Manchester City. Na Alemanha a primeira referência que nos é remetida é a filosofia do clube St. Pauli com o universo do punk e do metal.

Mas há histórias de bandas e artistas que extrapolam a “simples” paixão pelo jogo e seus clubes.  E algumas iremos abordar agora. Na verdade abordaremos quatro bandas, duas da Inglaterra e outras duas da Alemanha.

The Cockney Rejects

cockney_rejects

Se Steve Harris é o torcedor mais famoso do West Ham, os torcedores mais atuantes dos Hammers estão em outro estilo: No Street Punk/Oi.

Formada no distrito de East End, subúrbio de Londres no ano de 1979, o The Cockney Rejects tem em sua formação os irmãos Micky Geggus e Jeff “Stinky” Turner torcedores fervorosos do West Ham. A história da banda sempre esteve intimamente ligada aos Hammers. Além de estamparem a camiseta do time em shows e entrevistas, a banda canta sempre o amor aos “Irons”.  Tanto que eles gravaram em 1980 o single  “Forever Blowing Bubbles” versão do hino do clube que alcançou o 35° lugar da parada britânica. Também fizeram o último show do mítico estádio Boleyn Ground/ Upton Park no ano de 2016.

O The Cockney Rejects canaliza bem a paixão conjunta pelo West Ham e o Punk Rock.

The Business

Business

O The Business assim como o Cockney  Rejects também surgiu no ano de 1979. Vindos da região de Lewisham, localizada no sul de Londres, Mick Fitz e seus companheiros de banda também nutrem paixão pelo West Ham. Foi à primeira banda denominada Skunk: bandas que possuem Skinheads e Punks em pró de um mesmo ideal. O futebol sempre foi um tema recorrente nas letras da banda.  No ano de 2003 eles lançaram o disco “Hardcore Hooligan”, voltado exclusivamente para o tema futebol. As canções “Southgate (euro 96)”, “Viva Bobby More”, ( homenagem ao grande ídolo do West Ham)“Maradona”, e “England 5, Germany 1” são as mais famosas do disco.

Grande banda referencia do gênero e essencial para entender o estilo de vida dos ingleses com o futebol.

 

 

Die Totten Hosen

Die-Toten-Hosen_2013

Surgida no ano de 1982 na cidade de Düsseldorf, o Die Totten Hosen é uma das principais bandas da Alemanha. Recordistas de público e vendas de discos em seu país natal, a banda de Punk Rock também é fenômeno na Austrália, Europa Oriental e América Latina, sobretudo na Argentina. A paixão pelo futebol é canalizada no amor da banda pelo time de sua cidade, o Fortuna Düsseldorf. Tanto que entre os anos de 2001 e 2003, a própria banda patrocinou o clube. A caveira símbolo da banda estampou a camiseta do F95. Canções e homenagens ao Fortuna também já foram feitas pela banda.

Fortuna camisa

Ao mesmo tempo em que eles declaram seu amor ao Fortuna, o desprezo pelo Bayern de Munique, principal equipe do país, é cantado na música “Bayern”. Clique para ouvir:

 

O Die Totten Hosen é um orgulho para toda a comunidade e torcida do Fortuna Düsseldorf.

Fortuna banda

 

Tankard

Tankard.jpg

O Tankard, banda de Speed/Trash Metal surgida em meados de 1982 em Frankfurt na Alemanha se orgulha de duas coisas: de ser a banda mais “beberrona” do mundo – tanto que eles são responsáveis pela criação do gênero titulado “alcoholic metal” – e de serem torcedores fanáticos do Eintracht Frankfurt.

Os integrantes da banda são absolutamente loucos pelo time rubro-negro alemão. Participantes ativos do dia a dia do Eintracht, a banda ( sempre quando não está em turnê) está no estádio Commerzbank-Arena animando a torcida. Também tocam e estampam em singles e EPs canções e as cores dos “Die Adler”.

tankard-Eintracht Frankfurt

Na ocasião do centenário do clube em 1999, eles gravaram uma versão metal do hino da equipe. O CD chamado Tankard – “Schwarz Weiß wie Schnee” – Original ist erschienen auf der Eintracht Frankfurt 100 jahre. Já na final da Copa da Alemanha na temporada 2016/2017, antes do embate contra o Borussia Dortmund a banda executou o hino do Eintracht durante a cerimônia de abertura da final.

Na trajetória do Tankard ou “Kings of Beer” a “divina trindade” futebol (Eintracht Frankfurt), cerveja e rock in roll é seguida religiosamente.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s