Tony Iommi: os 70 anos do “Rei do Riff” em sete faixas inesquecíveis.

Nos 70 anos de Tony Iommi, falar de sua contribuição e principalmente importância para a história do heavy metal e o rock pesado em geral é algo tão obrigatório quanto ouvir sua obra.  Por isso para saudar um dos maiores guitarristas de todos os tempos, iremos listar aqui sete riffs inesquecíveis e fundamentais na carreira do “Rei do Riff” no Black Sabbath.

Claro que aqui é uma escolha pessoal. Por isso peço a contribuição de vocês para dizerem os seus sete “riffs” de Tony Iommi.

 

Black Sabbath – Neon Knights

Após a saída de Ozzy Osbourne do Black Sabbath,  parecia impossível encontrar um outro vocal que se encaixasse tão bem com as guitarras, riffs e solos de Iommi. Mas Ronnie James Dio, um gênio dos vocais se uniu a Iommi, o gênio da guitarra, para nos presentear com Heaven and Hell, um dos maiores discos do metal. Aqui a música que abre o álbum, um petardo!

 

Black Sabbath – Trashed

Um outro grande vocalista se uniu a Tony Iommi para criar um outro clássico do metal. Ian Gillan, ex- Deep Purple na época, gravou apenas um álbum com o Sabbath e Iommi. Mas o disco foi simplesmente Born Again! E “trashed”, uma canção alucinante para abrir os trabalhos.

 

Black Sabbath – Sympton of the Universe

Em “sympton of the universe”  podemos ouvir além dos riffs característicos de Iommi, toda a sua diversividade. A vigorosidade marcante de seus riffs se transforma em uma canção repleta de suingue ( lembrando Bossa Nova), um desfecho genial! É uma das faixas do Sabbath que mais ganhou covers. De Sepultura a Helmet.

 

Black Sabbath – Sweet Leaf

Um abertura inesquecível. É o que podemos dizer de “sweet leaf”, faixa que abre Master of Reality. Guitarra clássica de Tony Iommi, música perfeita do Sabbath!

 

Black Sabbath – Paranoid

A música “paranoid” foi composta em meia hora! Sim, prestes a fecharem a produção do segundo álbum, a banda não tinha mais músicas para incluir no álbum. Tony Iommi dotado de sua genialidade criou ali no estúdio simplesmente um dos riffs mais iconicos da história do heavy metal.

 

Black Sabbath – Iron Man

Um clássico sabbathiano! É o que pode ser dito sobre “iron Man”. Um dos maiores riffs da história do rock. Composição perfeita e emblemática de Iommi. Nela o “rei do riff” se multiplica, faz com a guitarra o que nem um homem de ferro é capaz.

 

Black Sabbath – Black Sabbath

O clássico absoluto do Sabbath!  Uma das maiores estreias da história não do rock, e sim da música.  A faixa “black sabbath” carrega não só uma sonoridade que  influenciaria toda uma geração, mas também um conceito. Um riff sinistro e eterno, criado pela cabeça e mãos de Tony Iommi em sua Gibson SG.

 

 

Menção honrosa: Supernaut, Electric Funeral, Sabbath Bloody Sabbath, Solitude e Sabbra Cadraba, Heaven and Hell.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s