No Ritmo das Palavras – Chega de Saudade: A história e as histórias da Bossa Nova

em

Ruy Castro, um dos maiores jornalistas e biógrafos do Brasil, completou no último dia 26 de fevereiro 70 anos.  Autor de diversas biografias, entre elas as renomadas Estrela Solitária, biografia de Garrincha o gênio das pernas tortas, e Carmem, biografia sobre a vida e obra de Carmem Miranda.

Juntamente com Estrela Solitária e Carmem, Chega de Saudade: a história e histórias da Bossa Nova compõe a trindade essencial de leitura dos livros de Ruy Castro. E é justamente sobre esse último a recomendação da semana.

Chega de Saudade é uma maravilhosa jornada em torno do ritmo brasileiro mais difundido no mundo.  Seu ponto de partida é a cidade de Juazeiro, interior da Bahia, cidade do homem que mais personifica a Bossa Nova: João Gilberto. A partir daí segundo as palavras do próprio autor Chega de Saudade nos apresenta uma narrativa que se lê como um romance, cheia de paixões e traições, amores e desamores, lances cômicos e trágicos. Seus protagonistas João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf, SylvinhaTelles, Elis Regina são não só os personagens, mas os criadores de um ritmo que mudou tudo na música popular brasileira e influenciou até o Jazz. Um livro que deve ser lido ao som da batida de violão mais revolucionária da música.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s